quarta-feira, agosto 30, 2006

A Pedagogia do Power Point

No mês passado (Julho) tive o prazer de assistir o professor Cláudio Moura e Castro em uma palestra. Um dos assuntos abordados foi o uso indiscriminado do Power Point na sala de aula.
Segundo Cláudio Moura e Castro, é importante que o professor tenha muito cuidado com o uso deste recurso. Tento sempre em mente que o principal objetivo do Power Point é de servir para reforçar os pontos principais apresentados durante a sua aula.

Muitas vezes o tiro sai pela culatra. Porque o professor acaba tendo que concorrer com a apresentação eletrônica que ele próprio criou. Ao invés de ser a estrela principal, ele acaba sendo ator coajuvante. Outro ponto agravante é que muitos alunos se preocupam muito mais em anotar os tópicos apresentados do que com as explicações do professor. Pior são os que faltam à aula e acreditam que lendo o conteúdo dos slides ficarão por dentro de tudo. Não se pode esquecer também daquele professor que somente se limitam a ler o conteúdo apresentado. Se a aula for depois do almoço ou nos últimos tempos do turno da noite, ela acaba sendo um convite para um bom cochilo.

Agora quando você for criar uma apresentação eletrônica para a sua aula não esqueça: o Power Point não suprimi leituras complementares; não é mais importante do que professor e não substitui o nosso antigo quadro negro (agora fiquei na dúvida??? Será quadro negro, verde ou branco???).

2 comentários:

Miriam Salles disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Miriam Salles disse...

Olá Fábio!
Sobre o PowerPoint: essa discussão pode render!! Conheci alguns professores que me diziam que não precisavam usar o laboratório de informática pq usavam exaustivamente o computador na sala de aula. Fiquei curiosa... como faziam esse milagre se nas salas de aula só existia um computador?? Descobri rapidinho: todas as aulas com PowerPoint, sala escurinha e alunos do Ensino Médio dormindo!
Em tempo, indiquei seu blog no Blogday 2006!
Um abraço
Miriam Salles