domingo, setembro 04, 2011

Destaques do 17º Congresso Internacional de Educação a Distância

Entre os dias 30 de Agosto e 02 de Setembro de 2011, ocorreu, na cidade de Manaus - AM, o 17º Congresso Internacional de Educação a Distância.

Diante da diversidade dos trabalhos apresentados, das mesas redondas e encontros, destaco:

Encontro com a Comissão Nacional de Avaliação de Educação Superior do MEC - CONAES, com o prof. Franco, presidente do CONAES 
Discussão sobre os instrumentos de avaliação com ênfase nas as questões referentes à Organização didático pedagógica, ao Corpo docente e à Infra-estrutura. Destaque para sistema de tutoria, usa das TICs no processo de aprendizagem, Material didático, Biblioteca física e virtual, Laboratórios de práticas, necessidade de outros indicadores de qualidade dos cursos além do ENADE. 

Dialogo da Regulamentação e Supervisão em Educação a Distância do MEC - SERES, com  diretor Hélio Chaves 
Discussão sobre o papel da SERES, sobre os marcos regulatórios da EaD e as regras estabelecidas pelos SINAES. 

Avaliação e credenciamento da Educação à Distância: caso da UNED - Espanha, com o prof. Arredondo (Espanha) 
Apresentação da Universidade Nacional de Educação (http://www.uned.es) da Espanha e das instituições de regulamentação, credenciamento e avaliação no país. 

Dados do ENADE sobre EaD, com prof. Ristoff 
Apresentação da diferença de desempenho dos alunos da EaD em diferentes áreas no ENADE, Abertura da base do ENADE para consulta dos cursos na modalidade a distância, Possibilidade de liberação dos micro dados do ENADE pelo Ministério da Educação e Ranking das IES que oferecem cursos a distância. 

Encontro de professores e tutores de EaD, com mediação do professor Mattar 
Aperfeiçoamento da redação de documento, que foi iniciado no Senaead, para posterior envio aos representantes do governo e instituições. O documento trata de questões relacionadas à precarização do trabalho do sistema de tutoria.

Em breve, disponiblizarei, no guia Informações, o artigo que apresentei no Congresso.


Nenhum comentário: