Nesta sexta-feira, estava dando um volta pelo shopping e entrei em uma livraria. Na seção das revistas dei de cara com A Época desta semana que tem como matéria de capa o tema nativos e imigrantes digitais.
Segundo Marc Prensky, o mundo é divido pelos nativos e os imigrantes digitais. Os nativos são aqueles que já nasceram em um mundo submerso pelas novas TICs e os imigrantes são as pessoas que nasceram em um período anterior ou no início do surgimento das novas tecnologias.
Os imigrantes acabem por se adaptar neste mundo, porém ainda encontram algumas dificuldades ou não possuem todas hábitos para sobreviver no mundo digital. Ao contrário dos imigrantes, os nativos encaram o mundo digital de maneira diferentes: conseguem fazer várias atividades simultâneas com o computador; encaram o mundo "virtual" com uma extensão do mundo "real"; conseguem ler diretamente na tela do computador; consideram e confiam na Internet com uma fonte segura de informações; etc.
Desta forma, os nativos constrõem os conhecimentos de maneira totalmente diferente dos imigrantes. Imigrantes aprendem de forma linear (começo, meio e fim). Já os nativos, por causa do uso constante da Internet e da navegação pelos hipertextos, aprende de forma não linear. Por isso, é importante que os professores pensem novos modelos metodológicos de ensino-aprendizagem que atendam a demanda dos nativos, já que o modelo tradicional se torna incompatível com o perfil deste.
Se você quer saber mais acesso o texto Digital Natives, Digital Immigrants de Marc Prensky ou o artigo digital Nativos digitais x imigrantes digitais de Pedro Doria.
3 comentários:
É o que costumo fazer nas escolas em que trabalho, travar discussões sobre o nosso papel de educador na atualidade, nesse "dilúvio de informações". Ainda não tinha lido sobre esses termos 'nativo X imigrante': interessante.
Acrescentando a este comentário, gostaria de agradecer e parabeniza-lo, Fábio Maia, pela palestra interessante sobre WEB 2.0, fiquei muito feliz. Obrigado.
Querido amigo, te achei no google pq to fazendo levantamento sobre nativos e imigrantes digitais... é um dos capitulos da minha dissertação... Abraços Claudia Nunes
Esse é um tema atual, no entanto nem os nativos, muito menos os imigrantes buscam entender mais a fundo essa questão. Mas o que tenho a dizer é que a era digital vem atribuindo papel importante na vida de todos, e por esse motivo temos que nos adaptar a esse mundo cheio de descorbertas no qual estamos inseridos.
Postar um comentário