O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) da Bahia vai implementar o primeiro curso de educação a distância para surdos no país. O curso-piloto terá início em janeiro e fevereiro de 2007 e vai oferecer a 20 jovens com eficiência auditiva de Salvador capacitação na área de informática. De acordo com o SENAI, a baixa escolaridade e a falta de qualificação profissional são as principais dificuldades encontradas por surdos no mercado de trabalho.
O curso terá duração de 150 horas. Nos momentos a distância, o aluno terá acesso ao conteúdo do curso por meio de vídeo em linguagem de libras, permitindo que o aluno faça o curso por meio da Internet e sem a necessidade de um intérprete. Os momentos presenciais ocorrerão em uma das sede do SENAI, onde serão realizadas as atividades práticas.
No curso os alunos aprenderão a usar o ambiente Linux, o write (editor de texto), o calc (planilha eletrônica) e o impress (editor de apresentações). Também serão discutidos, via Internet, temas ligados ao mundo do trabalho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário