Informações

Meu nome é Fabio Maia. Sou mestre em Educação com ênfase em Tecnologia Educacional pelo Núcleo de Tecnologia para a Saúde da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e especialista em Tecnologia Educacional e Educação a Distância. Minha formação inicial é na área de Tecnologia da Informação. Atualmente, curso o segundo périodo de curso de Licenciatura em Pedagogia.

Sou professor nos cursos de graduação e pós-graduação oferecido pela AVM - Faculdade Integrada, onde leciono na disciplina Educação e Tecnologia do curso de  Licenciatura em Pedagogia e nas disciplinas Projeto Tecnológicos em Educação e Fundamentos da Tecnologia Educacional no curso de especialização em Tecnologia Educacional. Também, sou docente na disciplina Informática aplicada à Psicologia no Centro Universitário ABEU. Além disso, atuo como assistente da coordenação geral de Educação a Distância na AVM Faculdade Integrada.

Atualmente, minhas áreas de interesse são as novas metodologias de aprendizagem mediadas por tecnologias digitais, Formação de professores e Informática aplicada a diferentes áreas de conhecimento, tais como Saúde e Administração.

Produções acadêmicas

Formação na Área da Saúde e Web 2.0: possibilidades de uso pedagógico dos Weblogs e do Orkut em cursos de medicina
Dissertação apresenta um estudo sobre as possibilidades de uso pedagógico das ferramentas da Web 2.0 nos cursos de graduação em Medicina. A proposta da pesquisa concentrou-se em realizar um levantamento para evidenciar a existência de weblogs e de comunidades do Orkut, que veiculam assuntos relacionados às psicopatologias, os quais poderiam ser usados como objetos de aprendizagem, bem como analisar as contribuições dessas ferramentas para o desenvolvimento de estratégias pedagógicas para valorizarem os aspectos subjetivos na prática médica.

Atividade de construção de um Livro Virtual: a escrita colaborativa em um curso de Pedagogia a distância
Estudos na área da aprendizagem colaborativa apoiada por computador, que se dedicam a compreender como as pessoas aprendem através de atividades mediadas por recursos computacionais, vêm ganhando relevâncias nos últimos anos, devido ao advento de novas ferramentas digitais que ampliam as possibilidades do desenvolvimento de atividades educacionais colaborativas. Diante disso, este artigo tem como objetivo compreender a percepção dos alunos do curso a distância de Licenciatura em Pedagogia sobre a realização de uma atividade de escrita colaborativa com o apoio da wiki, buscando identificar o perfil desses alunos e suas percepções sobre as contribuições e dificuldades da atividade para o processo educativo.

Utilização dos weblogs e de comunidades do orkut como ferramentas pedagógicas em cursos da área da saúde
Artigo discute as possibilidades de uso pedagógico das ferramentas da Web 2.0 em cursos da área da saúde. Foi realizada uma pesquisa para evidenciar a existência de weblogs e de comunidades do orkut que poderiam ser utilizadas como objetos de aprendizagem. A partir deste material, foi feito um estudo, com um grupo de professores da disciplina Psicologia Médica, para se analisarem as contribuições dessas ferramentas para o desenvolvimento de estratégias pedagógicas.

Livro Virtual: Análise das contribuições da escrita colaborativa a partir da percepção dos alunos de Licenciatura em Pedagogia
Artigo tem como objetivo compreender a percepção dos alunos do curso a distância de Licenciatura em Pedagogia sobre a realização de uma atividade de escrita colaborativa com o apoio da Wiki. 

Interdisciplinaridade, Web 2.0 e EaD na formação do pedagogo
O objetivo deste artigo é relatar a experiência de utilização sistemática das interfaces da Web 2.0 no cotidiano do curso a distância em Pedagogia. 

Os desafios das formas de acesso na ead: um estudo de caso da cidade de Tapauá-AM
Artigo discute a realidade e a atualidade de um debate sólido sobre a EaD no Brasil quando não se pode contar com a mediação da internet. O estudo se focaliza em Tapauá, município entre os 20 piores índices de desenvolvimento humano no Brasil. 

Blogs e ensino de ciências: um estudo exploratório
Artigo tem como objetivo analisar de que maneira os blogs estão sendo utilizados no contexto da Educação em Ciências nas áreas de Biologia, Física e Química, de acordo com os aspectos referentes à autoria da construção do espaço (perfil do autor do blog), ao nível de ensino e aos seguintes objetivos de uso: repositório de informações ou realização de atividades de educativas.

Artigo discute o papel dos recursos tecnológicos na área educacional e descreve a importância da aplicação dos conceitos de usabilidade no desenvolvimento de aplicativos para educação. Apresenta a aplicação do Questionaire for userinterface satisfaction – QUIS para avaliar o grau de aceitação de um CD-ROM educativo. 

Importância do material impresso para os curso de Educação a Distância
Monografia do curso de especialização em Tecnologia Educação. Nesta pesquisa, eu discorro sobre a importância do material impresso para o processo de aprendizagem na EAD e sobre os aspectos a serem consideradas na elaboração do material impresso. Além disso, faço a análise de um caderno de estudo de um curso de graduação oferecido na modalidade a distância.
portância da Usabilidade de Interfaces para a Qualidade do Aprendizado Mediado pelo Computador
Este artigo discute o papel dos recursos tecnológicos na área educacional e descreve a importância da aplicação dos conceitos de usabilidade no desenvolvimento de aplicativos para educação. Apresenta a aplicação do Questionaire for userinterface satisfaction – QUIS para avaliar o grau de aceitação de um CD-ROM educativo.